Voluntariado pode ser uma forma muito gratificante de se imergir na cultura local e aumentar seu conhecimento das provações e tribulações que muitos brasileiros experimentam todos os dias. Da população nacional de aproximadamente 188 milhões, 20 milhões vivem abaixo da linha da pobreza, e o Brasil possue uma das mais selvagens divisões entre ricos e pobres do mundo. Muitas áreas ricas de São Paulo, como o Morumbi e outras vizinhanças no sul, são lares para agumas das maiores favelas do Brasil.
Quando o Brasil passou a ser um país industrializado ao invés de agrícola nos anos 70, houve uma grande migração da população rural para as cidades, na procura por empregos e uma vida melhor. A falta de casa e baixos salários a viverem temporariamente em abrigos construídos por eles mesmos onde não tinham que pagar aluguel e contas. Mas com a falta de organizações governamentais e premeditação além da rápida expansão da área urbana, surgiram as "favelas" que vemos hoje. São Paulo e Rio possuem a maior concentração de favelas no Brasil, e elas continuam a crescer.
As favelas eram originalmente áreas que foram invadidas ilegalmente por pessoas que não podiam pagar aluguel em propriedades tradicionais. As mais básicas não tinha eletricidade, água encanada ou saneamento básico. Muitas favelas modernas possuem relativamente boa infra-estrutura, com acesso a eletricidade e com uma série de escadas e passagens construídas. Contudo, como muitas são construídas em encostas, deslizamentos são comuns. Muitos moradores de favelas tendem, não surpreendentemente, a estarem presos em um ciclo de pobreza, com altos índices de crimes relacionados a gangues e drogas e a falta de proteção policial é uma característica comum.
Para visitantes interessados em serem voluntários, há muitas oportunidades para se ensinar inglês, fazendo parte em programas de alcance juvenil ou ajudar em orfanatos e centros culturais. Algumas organizações permitem que você estude português e seja voluntário ao mesmo tempo. Dê uma olhada no www.volunteerabroad.com para detalhes.
Se você está ficando em São Paulo por um período longo de tempo e está interessado em ser voluntário, dê uma olhada no Children at Risk Foundation (Carf www.carfweb.net), que promove diversos programas culturais em Diadema, na periferia de São Paulo. Algumas organizações estrangeiras, como a American Society of São Paulo (www.americansociety.com.br), também apoiam vários programas . Também se pode visitar o www.voluntariado.org.br
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHGuOw3TG6aJl8hHmE5Bzz-FM6LZlUCAfSykIsxaORNIHcFFEKvo7HZPnEn1NRYrZS9n7juW-4VvJRA7MeNg8jvYjLWxXL12OInIetgF5VA6b0-VNk7OvhXjr7T7l0dAt0iyza7RfhVqnP/s320/voluntarios+2.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário