Nossos contatos - Our contacts

City Tours - Transfers - Day Trips - Personalized Service


(55)11 95830-6201
(55)11 94995-9000
hellosampa.com.br
hellosampa@hellosampa.com.br
hellosampa.blogspot.com.br
facebook.com/hellosampa


Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

São Paulo fica no topo de ranking de desenvolvimento turístico


Brasília - O Índice de Competitividade do Turismo Nacional alcançou a marca de 59,5 pontos em 2014, em uma escala que vai de zero a cem. É a nota mais alta desde o início da série, em 2008.
Esses números foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Turismo e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em estudo executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As capitais apresentaram média de 68,2 pontos e os demais municípios, média de 53,4 pontos. A cidade de São Paulo ficou no topo do ranking de desenvolvimento turístico. O Ministério do Turismo avalia que o resultado mostra que o setor "avança em competitividade".
O índice mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, com o propósito de desenvolver o setor e destacá-lo como atividade econômica essencial ao desenvolvimento do País.
O estudo avaliou a evolução dos destinos em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
As dez cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram a capital paulista (82,5 pontos), Porto Alegre (80), Belo Horizonte (78,5), Rio de Janeiro (78,5), Curitiba (77,9), Foz do Iguaçu (76,9), Recife (76), Brasília (75,2), Salvador (75) e Florianópolis (74,2).
A classificação leva em consideração a evolução de destinos turísticos e as boas práticas do setor.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Nova mostra permanente do Itaú Cultural narra formação do Brasil



No último sábado (13), o Espaço Olavo Setúbal do Itaú Cultural abriu uma exposição permanente que reúne obras de duas coleções do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina: Brasiliana Itaú e Itaú Numismática.
Em dois andares do espaço, a exposição apresenta ao público cinco séculos da história do Brasil, dividida em nove módulos: “O Brasil Desconhecido”, “O Brasil Holandês”, “O Brasil Secreto”, “O Brasil dos Naturalistas”, “O Brasil da Capital”, “O Brasil das Províncias”, “O Brasil do Império”, “O Brasil da Escravidão” e “O Brasil dos Brasileiros”.
No total são 1.364 obras, entre pinturas, desenhos, aquarelas e têmperas, gravuras, mapas, manuscritos de literatura, documentos, livros, moedas, medalhas, condecorações, barras de ouro, entre outros objetos. No site do instituto você pode saber mais sobre a exposição, conhecer algumas das obras, ler o textos dos curadores (Pedro Corrêa do Lago e Vagner Porto) e fazer as visitas virtuais disponíveis (Panorama Capelain e Palácio de Friburgo).

Atendimento - Email: atendimento@itaucultural.org.br
Fones: 11 2168 1777 / 2168 1776
Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Exposição Ron Mueck na Pinacoteca


Começou no dia 20 de novembro na Pinacoteca de São Paulo presenteia o público com as esculturas hiper-realistas do artista australiano Ron Mueck. A exposição fica em cartaz até 22 de fevereiro de 2015, com ingressos até R$ 6; às quintas, depois das 17h, e aos sábados, a entrada é totalmente grátis. 
Um dos artistas mais comentados no mundo, cujas obras já foram insistentemente curtidas e compartilhadas em redes sociais e admiradas por quem pôde vê-las ao vivo, Mueck apresenta ao público paulistano as nove esculturas que já foram vistas por 230 mil pessoas no MAM do Rio de Janeiro.

A origem de seu trabalho remete ao fantástico universo do cinema, o que talvez justifique o imediato fascínio que suas obras conseguem atingir nos mais diferentes nichos da cultura pós-moderna. Fabricando marionetas e bonecos para a televisão e para o cinema, ele reuniu técnicas para iniciar suas reproduções hiper-realistas que beiram a perfeição de fisionomias humanas.



Quem for à Pinacoteca provavelmente se impressionará com a riqueza de detalhes. Veias, unhas, músculos, suor, poros... nada fica de fora. A obra "Mask II", autorretrato de 2002 e uma de suas mais conhecidas esculturas, é capaz de fixar o espectador por horas. De acordo com Anthony d'Offay, especialista em arte, que trabalha com o artista há 18 anos, o autorretrato não à toa remete à figura de Mueck durante o sono.

Ele explica que, enquanto dorme, Ron Mueck sonha com muitos personagens que, mais tarde, tornam-se esculturas, como é o caso da "Man In a Boat" (Homem em um Barco, 2002), uma das peças que integram a exposição. "Ele sempre se inspira em alguém que conheceu pessoalmente - seja um amigo próximo ou uma pessoa que tenha lhe chamado a atenção na rua, por exemplo - ou em sonho", conta d'Offay.



Além das esculturas, a mostra exibe ainda o documentário "Still Life: Ron Mueck At Work" (2011-2013), de Gautier Deblonde, que apresenta o artista trabalhando em seu ateliê e mostra o trabalho que ele faz com as mãos, sem auxílio de computadores.
Melhor se preparar para as longas filas, principalmente aos finais de semana.


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Avenida 23 de maio ganhará um dos maiores corredores de grafite da América Latina



Mais de 70 muros da avenida 23 de maio, entre o Terminal Bandeira e a passarela Ciccilio Matarazzo, em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), antigo Detran, ganharão intervenções de grafite a partir da primeira semana dezembro. O projeto feito pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reunirá mais de 200 artistas na produção de 15 mil metros quadrados de murais com a arte urbana. A ideia é que o projeto seja concluído entre o fim de janeiro e início de fevereiro, se tornando um dos maiores corredores de grafite da América Latina, a frente dos murais da Copa do Mundo, na zona leste, até então considerado o maior.
“Esse tipo de arte existe no mundo inteiro, mas aqui em São Paulo, é um dos mais desenvolvidos, porque foi assimilada pela paisagem urbana. Essa arte tem a função de dialogar, colorindo o cinzento da cidade, substituindo muros frios e que dividem por muros artísticas que melhoram o padrão e humanizam a cidade”, afirmou Juca Ferreira. “A ideia é de trazer a arte para a rua, humanizar a cidade e democratizar o acesso a arte”, afirmou.
Para se ter uma ideia do tamanho do projeto, o grafite nos muros da Linha-1 Vermelha do Metrô, no caminho da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, contava com menos de 10 mil metros quadrados e quatro quilômetros de extensão. O projeto da 23 de maio atingirá de 5,4 quilômetros de extensão de muros em 15 mil metros quadrados.
“Estamos contentes com essa porta aberta, temos muita coisa para fazer e a 23 de maio é só o começo. Vamos apresentar projetos para as quebradas, a periferia e outros espaços públicos ociosos, que estão sujos e feios. A arte urbana tem custo benefício de retorno bem positivo. É barato e dá um resultado bom para a cidade”, afirmou um dos precursores do grafite na cidade, Rui Amaral. “O que é mais importante e bacana é que estamos com uma liberdade de poder criar, sem diretriz e sem tema”, disse.
“Essa é uma demonstração de respeito e reconhecimento pelo trabalho que a gente desenvolve há muitos anos. É uma porta que está se abrindo para diversos outros projetos. Nesse momento, é ainda um abre portas. A preocupação com a escolha dos artistas, do conteúdo, estrutura é para fazer com que as propostas novas cheguem e aconteçam”, afirmou o artista e curador da 3ª Bienal do Graffiti, Binho Ribeiro.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SP Burguer Fest 2014


Entre os dias 7 e 23 de novembro, ficará difícil seguir à risca a dieta para quem estiver na cidade de São Paulo. Nesse período acontece o SP Burger Fest, que chega à quinta edição com mais de 130 hambúrgueres inéditos de 72 restaurantes.
Mas não serão apenas os paulistanos que poderão aproveitar as maravilhas desse festival gastronômico. Desta vez, o evento se expandiu para outras seis cidades brasileiras, no novo Brasil Burger Fest. O roteiro inclui Rio de Janeiro (de 13 a 23 de novembro), Santo André, São Caetano, Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Recife (de 14 a 23 de novembro).
As receitas criadas para o público da cidade de São Paulo custarão entre 15 e 65 reais. Além de poder provar as delícias nos próprios estabelecimentos, o Burger Fest estará presente na feirinha gastronômica Butantan Food Park, no bairro Butantã, com 20 barracas de sanduíches, de 12h às 22h dos dias 12 e 19 de novembro.
Para quem também gosta de colocar a mão na massa, o evento também promove aulas para ensinar a fazer o próprio hambúrguer. Os ingressos para participar das turmas custam 65 reais e podem ser comprados pelo FoodPass

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Transfers para GP Brazil de Fórmula 1 é com a Hello Sampa Receptive Service....

A Hello Sampa Receptive Service oferece transfers para o autódromo com preços especiais.


A penúltima etapa da eletrizante temporada 2014 da Fórmula 1 irá acontecer no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, no início do mês de novembro. O GP Brasil de F1, uma das provas mais esperadas do automobilismo mundial, terá seus treinos livres e classificatórios realizados nos dias 7 e 8, respectivamente, ao passo que a tão aguardada prova será disputada no dia 9, às 14h.


Quando: 7, 8 e 9 de novembro de 2014.

Onde: Autódromo de Interlagos (Av. Senador Teotônio Vilela, 261)

Saiba mais: www.gpbrasil.com.br

Fonte: Cidade de São Paulo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

28 Salão Internacional do Automóvel de São Paulo



Uma das novidades para a edição de 2014 é que o público poderá, além de conhecer as grandes novidades e lançamentos das montadoras nacionais e importadores, também pilotar diferentes modelos de carro, nos test-drives que serão implementados pela primeira vez, com infraestrutura oferecida pela organizadora (até 20 modelos diferentes de diversas marcas vão participar) durante os 11 dias de realização do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.




O Salão do Automóvel de São Paulo de 2014 será, segundo os organizadores, a melhor edição do evento, e será realizado em parceria com as principais entidades setoriais, entre elas Anfavea, Abeiva e Sindipeças.



Em 2013, a 27ª edição contou com 750 mil visitantes, 49 marcas de automóvel, 500 modelos exibidos e 113 expositores de 11 países. A organização do evento e os expositores ofereceram ao público mais de 100 horas de atividades interativas, que ajudaram na divulgação das novidades e lançamentos dessa indústria que gera 1,5 milhão de empregos e impacta 5% no PIB nacional.
O evento ocorrerá entre 30/10/2014 e 09/11/2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.


Preços de ingressos:

Os ingressos para o 28° Salão de São Paulo são vendidos (são aceitos pagamentos em cartões de débito ou crédito, além de dinheiro) no site Tickets For Fun, telefone 4003-5588, no Citibank Hall e nas bilheterias do evento, com os seguintes preços:

Inteira:

  • R$ 34 (no dia 30/10)
  • R$ 51 (dias úteis)
  • R$ 68 (finais de semana.)

Meia-entrada: crianças de 6 a 12 anos, estudantes, professores da rede estadual, aposentados e maiores de 60 anos.

Os ingresso podem ser adquiridos também pelo Tickets For Fun, telefone 4003-5588, ou pelo site www.ticketsforfun.com.br.

Transporte

Há transporte gratuito para o Salão da estação e terminal rodoviário Tietê, na linha azul do Metrô, durante todos os dias da semana. Nos finais de semana haverá também transporte gratuito no terminal rodoviário e estação da Barra Funda (linha vermelha do Metrô). O ônibus que levam os visitantes funcionarão a partir de uma hora antes da abertura do Salão do Automóvel até uma hora após o fechamento do evento.

Aeroportos

Quem chega a São Paulo por via aérea, tem duas opções: Aeroporto de Congonhas, podendo chegar ao Salão de taxi (R$ 55 reais, aproximadamente), ou ônibus executivo até o Terminal Rodoviário do Tietê. Quem chegar no Aeroporto de Guarulhos (Cumbica)m desembolsará R$ 90 para chegar ao Salão, de taxi. Há a opção do ônibus executivo até a Rodoviária do Tietê.

Estacionamento

O Parque do Anhembi conta com estacionamento com 13.400 vagas, e o preço de estacionamento é de R$ 40 para carros e R$ 30 reais para motos.

Mais informações visite o site www.salaodoautomovel.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Instituto Tomie Ohtake expõe 200 obras de Salvador Dalí


O Instituto Tomie Ohtake trouxe para São Paulo a maior retrospectiva do artista espanhol Salvador Dalí. Com curadoria de Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí, a mostra que está em cartaz desde o último domingo (19), apresenta 218 peças do mestre surrealista, incluindo a valiosa tela em óleo sobre madeira ‘O Spectro do Sex Appeal’ (1934), além de ‘Desnudo’ (1924), que pertenceu a Federico García Lorca; ‘Homem com a cabeça cheia de nuvens’ (1936), de profunda carga simbólica, com referência explícita a René Magritte e ‘O piano surrealista’ (1937), fruto de sua colaboração com os Irmãos Marx.


O conjunto de peças é formado por 24 pinturas, 135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes. O espectador terá contato com a produção de Dalí desde os anos 1920 até seus últimos trabalhos em um universo onírico, fantasioso e cheio de simbolismo e cores.
Telas do período de sua formação como pintor, como ‘Retrato de meu pai e casa de Es Llaner’, de 1920, ‘Retrato de minha irmã’, de 1925, e ‘Autorretrato cubista’, de 1926, que exemplificam sua busca e metamorfose em seus trabalhos questionando a realidade. Já da fase surrealista estão expostos ‘O Sentimento de Velocidade’, (1931), ‘Monumento imperial à mulher-menina’ (1929), ‘Figura e drapeado em uma paisagem’ (1935) e ‘Paisagem pagã média’(1937).



Além de telas, o artista também produziu filmes com Luís Buñuel e Alfred Hitchcock como ‘O cão andaluz’ (1929) e ‘A idade do ouro’ (1930); e ‘Quando fala o coração’ (1945), além da animação surrealista em parceria com Walt Disney. No acervo, documentos, fotografias, manuscritos e ilustrações de ‘Dom Quixote de La Mancha’, de Miguel de Cervantes, e ‘Alice no País das Maravilhas’, de Lewis Carrol, além de expressivo material do Centro de Estudos Dalinianos. Títulos como ‘Imaculada Conceição’ (1930), de André Breton e Paul Eluard, e ‘Onan’ (1934), de Georges Hugnet. As raridades tiveram seus frontispícios assinados por Salvador Dalí e retratam as bases do surrealismo na literatura.


SERVIÇO:
Exposição Salvador Dalí
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP
Visitação: 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015- (de terça a domingo, das 11h às 20h)
Informações: (11) 2245 1900


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

São Paulo é reconhecida como cidade dos eventos….



São Paulo acaba de ser reconhecida com o prêmio IFEA World Festival & Event City como destino que não mede esforços para proporcionar um ambiente propício para eventos e festivais bem sucedidos. 
A entrega do prêmio foi realizada ontem, 29 de setembro, na cidade deKansas (EUA). O selo IFEA reconhece cidades exemplares em todo o mundo “superam expectativas". 
A diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo(SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Luciane Leite, viajou até os Estados Unidos para receber o prêmio e destacou a importância que ele representa para a cidade. “É uma grande conquista que vai agregar ainda mais oportunidades promissoras para São Paulo, a capital dos eventos na América Latina”, afirmou. 
Além de São Paulo, outros destinos também foram premiados. São eles: Dubai (Emirados Árabes), DublinOhio (Estados Unidos), NewcastleFiladélfia (Estados Unidos) e Sydney (Austrália).Sobre a IFEA A International Festivals & Events Association (IFEA) é a entidade global que conecta e apoia empresas e profissionais de festivais e eventos especiais em todo o mundo, atuante em 40 países nos cinco continentes. Fundada em 1956 em Nova York, ela equivale ao que a ICCA (International Congress and Convention Association) representa no setor de congressos e convenções e IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attraction) no setor de parques temáticos.

sábado, 27 de setembro de 2014

World`s best nightlife cities….



São Paulo foi votada pela CNN como a cidade com a quarta melhor vida noturna do mundo, numa pesquisa onde o jornalista levou em consideração os seguintes critérios, cada um com notas de 1 a 10:
Horário: Até que horas e quantas noites por semana oferecem boas opções de balada.
Público: É um bom público...Cosmopolita, amigável e bonito?
Música: Julgado pela qualidade e variedade em cada cidade.
Experiência: Qual a possibilidade de você ter uma experiência que você ainda estará contando aos seus amigos em 10 anos.

São Paulo was voted by CNN, the number 4 best nightlife city in the World, in a survey where the journalist judged on four criterias, each given a score from one-to-10:
Hours: How late each night and how many nights per week is the party good?
Public: Is it a good crowd….cosmopolitan, friendly, and yes… good looking?
Music: Judged on quality and variety offered in each city.
Experience: How likely you are to have an experience that you`ll still be telling your friends about a decade from now.

10 - Bangkok
Hours: 7
People: 5
Music: 5
Experience: 10
Total: 27 points

9 - Buenos Aires
Hours: 9
People: 7
Music: 6
Experience: 7
Total: 29

8 - Las Vegas
Hours: 8
People: 8
Music: 6
Experience: 9
Total: 31

7 - Montreal
Hours: 8
People: 8
Music: 8
Experience: 8
Total: 32

6 - Barcelona
Hours: 9
People: 8
Music: 8
Experience: 7
Total: 32

5 - London
Hours: 9
People: 6
Music: 10
Experience: 7
Total: 32

4 - São Paulo
Hours: 9
People: 9
Music: 7
Experience: 8
Total: 33

3 - New York City
Hours: 7
People: 10
Music:9
Experience: 8
Total: 34

2 - Berlin
Hours: 10
People: 6
Music: 10
Experience: 9
total: 35

1 - Ibiza
Hours: 10
People: 9
Music: 9
Experience: 9
Total: 37


http://edition.cnn.com/2014/09/22/travel/best-nightlife-cities/

Source: cnn.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Virada Esportiva 2014


Desde sua criação, em 2007, a Virada Esportiva tem como objetivo oferecer à população de São Paulo 24 horas de atividades físicas e recreativas, buscando conscientizar os participantes sobre a importância dessas práticas. Em 2014, o evento, que vem se renovando e atraindo mais pessoas a cada ano, chega a sua 8° edição, e promete realizar uma verdadeira festa do esporte no fim de semana dos dias 20 e 21 de setembro


Mais de 400 locais, distribuídos por todos os cantos da capital paulista, farão parte do evento, durante o qual a participação de pessoas de todos os públicos é esperada. Atividades que fazem parte do dia a dia do brasileiro, como o futebol, esportes radicais e até mesmo modalidades pouco praticadas no país, como o snowboard, poderão ser experimentadas. 


Para o secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Celso Jatene, a Virada “é um evento descentralizado, espalhado por todas as regiões, incluindo participação dos CEUs, centros esportivos da prefeitura, parques e parceria de várias unidades do Sesc”. Motivado pelo crescimento constante apresentado nas edições anteriores da celebração, ele também se mostrou otimista quanto ao número de pessoas a serem atingidas neste ano: “Em 2013 foram 3,6 milhões de pessoas participando do evento e esperamos ainda mais”.


Espaços e atrações



Um dos grandes acontecimentos desta edição da Virada Esportiva será a inauguração do Centro Esportivo e de Lazer Tietê, um espaço de 50 mil metros quadrados que conta com ginásios, quadras e pista de caminhada. O local pode ser novinho em folha, mas já possui uma história centenária – ali ficava localizado o antigo Clube de Regatas Tietê, que funcionou por 105 anos e foi oficialmente fechado em 2012. 

O novo centro esportivo, que vem se juntar a outros 48 em atividade na cidade, será totalmente gratuito e aberto à população, que poderá utilizá-lo pela primeira vez no dia 20, a partir das 10h. 


O Centro Esportivo e de Lazer Tietê atuará também como uma das seis arenas especialmente montadas para o evento, espalhada em diferentes partes da metrópole. As outras cinco estarão localizadas no Vale do Anhangabaú, no Parque Cândido Portinari, no Parque Guarapiranga, no Parque do Carmo e no Parque da Independência. Nessas áreas, poderão ser encontradas atividades que vão desde o tênis de mesa até o wakeboard.


Pontos de referência no que concerne a lazer nas zonas mais afastadas da cidade, os 49 centros esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, os 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), as 13 unidades esportivas do SESC, bem como os centros comunitários e os clubes particulares também contarão com programações especiais ao longo de todo o fim de semana. 


A Virada Esportiva pretende ainda se tornar de vez um dos destaques do calendário de corridas de São Paulo. Entre os dias 20 e 21, sete provas serão realizadas – entre elas, a já tradicional Corrida 24 Horas, a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar e a Corridinha da Virada, voltada para o público infantil. 


Outra grande novidade desta edição será a realização da primeira Virada Para Esportiva, evento paralelo que, deste ano em diante, apresentará uma programação especial voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. 


E o público idoso também será contemplado no evento: bailes voltados para pessoas da terceira idade, que integram o programa Vem Dançar, acontecerão tanto no sábado quanto no domingo, em espaços como o Centro Esportivo da Vila Manchester e o Centro Esportivo e de Lazer Tietê.  



Para conferir a programação completa da Virada Esportiva, acompanhe o site www.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br, que vem divulgando todos os detalhes sobre o evento. 



Serviço: 



Virada Esportiva 2014
Data: dias 20 e 21 de setembro de 2014. 
Locais e horários: a programação completa etstá disponível no sitewww.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br.
Tel.: (11) 3396-6574/ 3396-6509/ 3396-6575.

Fonte:www.cidadedesaopaulo.com.br

31ª Bienal de Artes de São Paulo



Em sua 31ª edição, sob o título "Como (...) coisas que não existem", os curadores Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv, em colaboração com as equipes internas da Fundação Bienal, propõem uma discussão sobre como as coisas que não existem podem ser trazidas à existência, de modo que contribuam para uma visão diferente do mundo por meio de experiências e emoções que não estão presentes nas análises corriqueiras da vida humana.

A programação da Bienal está repleta de encontros com especialistas em arte contemporânea, vistas orientadascursosencontros abertos,projetos e workshops − sem falar de toda a mostra, que está imperdível. É a chance de conhecer obras de artistas emergentes!

Fomentando o ensino de Artes em escolas públicas, essa edição da Bienal oferece um exemplar do Material Educativo para que os professores o utilizem em suas aulas.

Para obter mais informações sobre o calendário da Bienal, clique aqui.

O melhor de tudo isso é saber que toda a programação é gratuita! Aproveite! 

Pavilhão da Bienal de São Paulo está próximo ao portão 3, naAvenida Pedro Álvares Cabral.
Serviço:

31ª Bienal de Artes de São Paulo.Data: até 7 de dezembro de 2014.
Horário: terças, quintas, sextas, domingos e feriados, das 9h às 19h (com entrada até às 18h); quartas e sábados, das 9h às 22h (com entrada até às 21).
Local: Pavilhão da Bienal.
End.: Avenida Pedro Álvares Cabral, s.n. — Parque do Ibirapuera — Portão 3 — zona Sul — São Paulo.
Grátis.
Tel.: (11) 5576-7600.
www.31bienal.org.br

Fonte:www.cidadedesaopaulo.com.br

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dinossauros mecanizados transformam zoológico de SP em 'Jurassic Park'


Entre a copa das árvores, répteis gigantes se movimentam e emitem grunhidos em meio à fumaça que emana de um vulcão em erupção. A descrição se encaixaria em qualquer um dos filmes da franquia 'Jurassic Park', aquela que o diretor norte-americano Steven Spielberg estreou em 1993 --mas o parque jurássico agora fica em São Paulo. Quem visitar o Parque Zoológico de São Paulo no bairro da Água Funda, na zona sul da capital paulista, a partir desta quarta-feira (10), poderá caminhar entre réplicas de dinossauros de tamanho real, que se mexem e emitem sons, além de conhecer mais sobre esses animais extintos há 65 milhões de anos e que ainda hoje despertam a curiosidade de crianças e adultos.
A exposição "O Mundo dos Dinossauros" é a primeira desse porte a ser realizada em um ambiente externo no Brasil, em uma porção de 3.000 metros quadrados da Mata Atlântica. Os 20 dinossauros animatrônicos –tecnologia que utiliza mecânica e robótica para dar vida a bonecos, comumente usada no cinema– dividem espaço com espécies de aves, macacos e preguiças que vivem soltos no zoológico. A mostra ainda conta com réplicas de fósseis de diferentes espécies de dinossauros, que habitaram a Terra entre os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, todos da era Mesozoica.
O mais alto deles é o Tyrannosaurus rex, que mede 18 metros de altura e tem o grunhido mais alto da mostra. "O nosso tem 18 metros, mas o animal chegava a ter um pouco menos: 13 metros", admite o paleontólogo da exposição, Bruno Navarro. "O mais comprido é o Apatossaurus, que tem 22 metros de comprimento e 12 metros de altura". Segundo Navarro, a mostra traz espécies descobertas em todo globo terrestre. "Selecionamos os mais representativos, as espécies mais conhecidas do público", diz.
O mais conhecido é, sem dúvida, o norte-americano Tyrannossaurus rex. Mas o Brasil também está representado na mostra, através da réplica do Angaturama limai, espécie de dinossauro descrita em 1996. Os restos mortais do animal brasileiro foram descobertos na Chapada do Araripe, no Ceará, e o seu nome deriva do tupi, que quer dizer "nobre". Ele media até cinco metros de altura e oito de comprimento, chegava a pesar três toneladas e viveu há 105 milhões de anos, durante o período Cretáceo.
"O Brasil possui 22 espécies de dinossauros descobertas, mas elas são pouco conhecidas. Aqui na exposição há duas espécies da América do Sul, o Angaturama limai, que é brasileira, e o Amargassaurus, argentino [herbívoro quadrúpede que viveu do Jurássico até o Cretáceo]", explica Navarro. As espécies brasileiras foram descobertas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso e, segundo o palentólogo, existiram nos períodos Triássico e Cretáceo. "Temos dinossauros mais velhos, de 225 milhões de anos, e mais recentes, do último período. Não tivemos dinossauros no período Jurássico, só encontramos pegadas deles porque aqui em São Paulo existia um grande deserto, onde viviam animais muito pequenos".
Foram necessários quatro meses para que os técnicos da D32 Eventos, empresa responsável pela realização da exposição, montassem toda a mostra, que ainda conta com um cinema em 4D. "Nós realizamos há um ano e meio essa exposição em shoppings em São Paulo, sempre apostando no realismo da proposta. Trouxemos a ideia e a tecnologia que já estão presentes em zoológicos da Europa, mas essa é a primeira vez que a montamos em um ambiente externo, de mata", conta um dos sócios da D32 Eventos, Doni Marangon –que foi goleiro dos clubes Corinthians, Santos, Liverpool e se aposentou em 2012.
O Parque Zoológico de São Paulo contratou a D32 Eventos através de processo licitatório aberto em fevereiro deste ano. "Vimos a exposição nos shoppings e pensamos que seria uma boa ideia trazer esse tipo de mostra para dentro do zoológico, em meio à Mata Atlântica. Lançamos o edital e agora estamos realizando a exposição. O projeto tem uma proposta bastante didática e as escolas poderão trazer seus alunos para fazer aulas sobre esse assunto que tanto interessa às crianças", afirma Roberto Nappo, diretor de Relações com o Mercado do Parque Zoológico de São Paulo. Segundo ele, o zoológico recebe em média 1,5 milhão de visitantes por ano. "Só no fim de semana passado recebemos mais de 18 mil pessoas. Às quintas e sextas, dias úteis mais movimentados, chegamos a receber a visita de até 12 escolas", diz.
Para quem planeja correr até a instituição, ele dá um último aviso: a exposição com dinossauros animatrônicos ficará em cartaz durante cinco anos --um período considerável para os humanos, mas infinitesimal se comparado ao tempo em que esses répteis habitavam a Terra. 
O Parque Zoológico de São Paulo tem 900 mil metros quadrados de área e mais de 3.000 espécies de animais, muitas delas ameaçadas de extinção.

Serviço:


Parque Zoológico de São Paulo: Av. Miguel Estefano, 4.241, Água Funda, São Paulo (SP). Informações: (11) 5073.0811. Segunda a domingo, das 9h às 17h. Preço: Exposição + zoológico: R$ 27, para pessoas acima de 12 anos; exposição + zoológico: R$ 13,50, para crianças entre 5 e 12 anos; exposição: R$ 10, para pessoas acima de 12 anos; exposição: R$ 5, para crianças entre 5 e 12 anos. Livre.
Fonte: uol.com.br

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Parque Ibirapuera celebra 60 anos com programação especial



Skatistas, patinadores, ciclistas, corredores, donos de cachorros, casais de namorados, famílias fazendo piquenique. Não importa a tribo, o parque Ibirapuera é o lugar preferido do paulistano para curtir uma folga e escapar um pouco do caos da cidade. Inspirado no Hyde Park, em Londres, um dos principais símbolos da cidade completa nesta quinta-feira 60 anos com uma programação especial para comemorar a data.
Com 1,58 milhão de metros quadrados, o parque ocupa uma área que representa apenas 1,05% do centro expandido da capital. É pouco, mas o suficiente para atrair, a cada semana, 220 mil pessoas.
Além de funcionar como o pulmão da cidade, o Ibira, como é chamado carinhosamente, abriga espaços culturais como o MAM, a Bienal, a OCA, o Museu Afro e o auditório. Recentemente, o parque foi eleito pelos usuários do site de turismo TripAdvisor como o oitavo melhor do mundo, e o melhor parque da América Latina.
O parque também é palco de espetáculos musicais, principalmente nas manhãs de domingo. O local preferido é a praça da Paz, que já recebeu apresentações de lendas como o americano Ray Charles, que reuniu cerca de 150 mil pessoas, e a Orquestra Filarmônica de Nova York, que teve público de aproximadamente 140 mil. Mas o recorde de público ficou por conta de um grupo brasileiro, o KLB, que atraiu 170 mil pessoas ao local. O recorde nunca será batido porque, por medida de segurança, a administração do parque fixou a lotação máxima da praça em 30 mil pessoas.

Destaques da Programação

Quinta feira 
18h - Bike Tour 
Passeio de bicicleta para conhecer a história e curiosidades do parque com um audio guia.
Espetáculo da Fonte Multimídia
19h - Parabéns ao Parque Ibirapuera 
20h - Exibição do Espetáculo "A Dama da Natureza"

Sábado
07 as 11:30 - Aula de Yoga e Meditação - arte de Viver, na Praça da Paz
9h - Aula de Rugby com a Seleção Brasileira Feminina
9h - Oficina de Graffiti
11h as 12h - Grupo Ôncalo - Tim Maia, com 16 jovens músicos percorrendo o Parque tocando repertório de Tim Maia

Domingo
Bourbon Street Fest
16h - Walter Wolfman Washington & The Roadmasters
17h - Glen David Andrews
19h - Rockin`Dopsie Jr. and The Zydeco Twisters


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo…..




As principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, e, claro, os apaixonados por leitura estão aguardando ansiosamente o período de 22 a 31 de agosto, quando acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi a 23ª edição de um dos mais tradicionais e importantes eventos voltados para a literatura na América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Há mais de 40 anos buscando promover a cultura e o acesso aos livros, a Bienal apresentará uma programação plural, que abarcará as diferentes áreas do mercado editorial brasileiro….

http://www.anhembi.com.br/bienal-internacional-livro-de-sao-paulo-traz-multiplas-faces-da-literatura-para-o-anhembi/


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Exposição Celebra os vinte anos de Castelo Rá-Tim-Bum



A partir de 16 de julho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), entra em cartaz a exposição em homenagem aos 20 anos de uma das séries de mais destaque nos anos 90: Castelo Rá-Tim-Bum. Com figurinos, objetos e vídeos de todas as temporadas, Castelo Rá-Tim-Bum, A Exposiçãofica em cartaz até outubro.
Realizada com o apoio da TV Cultura/ Fundação Padre Anchieta, a exposição possui aspectos históricos e artísticos do programa, por meio de exibição de peças originais e do ambiente lúdico.
A mega exposição ocupará o primeiro e o segundo andares do Museu. Será dividida em duas partes: em uma, serão exibidas peças do acervo, como objetos de cena, fotografias, figurinos e trechos do programa que até hoje são hit, além de depoimentos gravados pelos atores do elenco original. Em outra, o visitante pode, literalmente, entrar no Castelo.


Dez ambientes, como o saguão, a biblioteca e o quarto do personagem Nino (com sua curiosa porta giratória) serão recriados. Bonecos originais, como a cobra Celeste, o Porteiro e as botas Tap e Flap também estarão em exibição. 
Completando a programação, para os que optarem por visitar a exposição aos finais de semana, as atrizes Rosi Campos (que interpretava a Bruxa Morgana) e Angela Dip (a Penélope) apresentam espetáculos de teatro.
Será oferecida também a oficina "Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum", que leva o participante a conhecer melhor a técnica da massinha para animação. A oficina acontece entre 13 de agosto e 5 de setembro.

Castelo Rá-Tim-Bum, A Exposição.
Data: de 16 de julho a 12 de outubro.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 21h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Local: MIS.
End.: Avenida Europa, 158 − Jardim Europa − zona Oeste − São Paulo.
Preço: na bilheteria, R$ 10. Antecipado, R$ 30. Estudantes têm 50% de desconto.
Tel.: (11) 2117-4777.
www.mis-sp.org.br